quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Dia do Professor!

Bom, nesse dia do professor, não poderia deixar de escrever.
Hoje foi um dia muito bom. Trabalhei e vi o quanto podemos ser importantes para nossos alunos. Agradeço por eles fazerem parte da minha vida! ;)
Parabéns a todos meus queridos colegas que se dedicam a esta profissão!

Fiquem com esta mensagem do Paulo Freire, um exemplo de educador.

Verdades da Profissão de Professor

Ninguém nega o valor da educação e que um bom professor é imprescindível. Mas, ainda que desejem bons professores para seus filhos, poucos pais desejam que seus filhos sejam professores. Isso nos mostra o reconhecimento que o trabalho de educar é duro, difícil e necessário, mas que permitimos que esses profissionais continuem sendo desvalorizados. Apesar de mal remunerados, com baixo prestígio social e responsabilizados pelo fracasso da educação, grande parte resiste e continua apaixonada pelo seu trabalho.

A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensemos nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos. Aos professores, fica o convite para que não descuidem de sua missão de educar, nem desanimem diante dos desafios, nem deixem de educar as pessoas para serem águias e não apenas galinhas. Pois, se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda.
(Paulo Freire)


beijodaprofe.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Olimpíadas Rio - 2016

O Rio de Janeiro continua lindo. Pra quem não sabe, é a minha cidade Natal.
Sou carioca e tenho muita admiração pelo Rio.

Mas não tenho admiração pelo povo... brasileiro. Faço parte dele sim e me orgulho e admiro muitas pessoas, mas têm outras que me envergonham.
- Meus alunos me envergonham quando riscam as carteiras, as paredes e destróem os banheiros da escola.
- Aqueles alunos do Forquilhão me envergonham. Eles que colocaram FOGO na biblioteca do próprio colégio (um absurdo!). O lugar que mais proporciona uma viagem cultural, mental e de conhecimento foi destruída por alunos que estudavam lá. Isso me envergonha muito.
- Os meus colegas professores me envergonham quando não levantam a tampa do lixeiro pra jogar o papel usado fora. Que educaores são esses? Que não têm a capacidade de levantar uma tampa?
- O políticos brasileiros me envergonham quando passam a mão no dinheiro público e aumentam os próprios salários sem dar nenhuma satisfação ao povo.

Bom, por esses e outros motivos acho que o Rio pode sim ter estrutura pra bancar uma Olimpíada, mas o povo brasileiro não tem estrutura pra ser considerado de 1º Mundo. E talvez nunca tenha. Isso me envergonha. E muito. É só observarmos alguns fatos que citei. Fora outras tantas barbaridades que vemos na TV, no dia a dia pelas ruas e tudo mais.
Não sou santa, mas faço minha parte.

Faça sua parte como cidadão. Tento passar esses valores para os meus alunos. Espero que um dia eles entendam. E eu não precise mais me envergonhar com tanta ambição do povo, sem que consiga corresponder a tanta expectativa.

A Olimpíada pode trazer melhorias para o Brasil. Mas, e para o povo brasileiro?

beijodesiludido.