segunda-feira, 15 de março de 2010

Leitura é fundamental!

"Parafraseando" nosso poeta Vinicius de Moraes... me desculpem os não-letrados, mas leitura é fundamental!

Hoje as pessoas só querem saber da internet, de passar horas e horas em bate-papos e coisa e tal... Nada contra esse universo virtual, mas por que não aproveitar para ler textos interessantes neste mundo globalizado? Tá certo que nem tudo que encontramos aqui é bom, mas tenho algumas dicas de leituras: os blogs postados aqui sempre têm algo de bom a lhe acrescentar...
hehehehe ;)

Na verdade estou numa campanha com meus alunos para salientar a importância da leitura. O que um livro pode trazer de fascinante e de conhecimento para eles e para todos nós. Nesse momento estou lendo "A menina que roubava livros" e estou incentivando meus alunos a conhecerem vários outros títulos, levando-os à biblioteca da escola. Aprimorar esse gosto à leitura deve ser uma atividade de todo professor, e não só do de Português. Porque hoje o jovem não tem mais fé, nem idealismo ou posição política. Parece que vivem alienados num jogo virtual cercado de imagens, estética, medidas, em que mais nada importa. Mas importa sim! A cultura e a leitura são relevantes! E muito!

Leia mais! Ande com um livro na pasta ou embaixo do braço. É um exercício que você faz para sua mente. Para seus alunos. Para as pessoas.

Exercitem a imaginação através dos livros!!

E deixem suas sugestões de títulos que não podemos deixar de ler.

bibliotecadebeijos.

5 comentários:

  1. Oi prima, que bom te encontrar no Achados também. Bom, ler é fundamental mesmo! E estou lendo "A menina que roubava livros" também!!! E outros três livros: Castelo de Vidro, O Vendedor de Sonhos, Amanhecer (mania minha, nunca leio um único livro) hehe. E você pediu dicas de livros interessantes, então lá vai alguns títulos que eu amei:
    # Melancia - Marian Keyes
    # Criancinhas - Tom Perrotta
    # Água para Elefantes - Sara Gruen
    # Doidas e Santas - Martha Medeiros
    # Amor em Minúscula - Francesc Miralles
    # A arte de correr na chuva - Garth Stein
    # Minúsculos Assassinatos e Alguns Copos de Leite - Fal Azevedo
    # Cascos & Carícias e Outras Crônicas - Hilda Hilst
    # A Revolução dos Bichos - George Orwell
    # Cem Anos de Solidão - Gabriel Garcia Marquez
    Ufa... acho que tá bom por hora, né?

    bjos, bjos

    ResponderExcluir
  2. Oi, aqui é a Morgana...não sei se você lembra, fui sua aluna na sexta série. A nossa professora de português pediu pra gente fazer uma pesquisa sobre a importância do livro em nossas vidas.
    Bom, eu amo ler livro e vi que você está lendo "A menina que roubava livros" eu já li e achei muito bom e não pude deixar de comentar!
    Gostei muito do seu blog! Beijos.

    ResponderExcluir
  3. valeu, meninas!
    adorei as dicas e os comentários!!!
    beijocas!

    ResponderExcluir
  4. Ali!
    Sabes que compartilho contigo o gosto pela leitura... mas sabemos também que já não é mais um hábito comum... principalmente nós, que estamos em sala de aula, sabemos que os alunos estão perdendo esse gosto, e que, se continuarem assim, serão adultos sem o hábito da leitura... uma pena!
    Fico pensando em como serão as futuras gerações se perderem de fato esse costume milenar... Chego a acreditar que isso compromete diretamente a capacidade de concentração, de criatividade, de imaginação...
    Eles têm preferido a internet, os filmes (dublados!), e tudo o que lhes trouxer qualquer coisa "pronta"... Na contra-mão vêm os livros mais vendidos atualmente, como a saga de Crepúsculo, de Harry Potter, alguns mitológicos como O Ladrão de Raios, a brasileirinha coleção "Fala sério", da Thalita Rebouças, enfim, são estes os livros que vejo motivando a minha galerinha a ler, e indico-os, já que estão conseguindo promover um verdadeiro "milagre" na leitura dessa geração.
    Beijoca minha linda!

    ResponderExcluir
  5. Olá querida!
    Olha eu aqui de novo! Sempre que posso leio os teus posts e este, em especial, chamou muito a minha atenção. Eu quero dividir um escritor chamado Fabrício Carpinejar que escreveu a simples, e ao mesmo tempo profunda, frase:
    "Liberdade na vida é ter um amor para se prender"
    Aqui vai o blog dele:
    http://carpinejar.blogspot.com/
    Espero que gostes!
    Um beijo com saudades!
    Adriana

    ResponderExcluir