quinta-feira, 26 de março de 2009

gentilezas

O mundo está estranho mesmo. As pessoas não conhecem mais a importância das palavrinhas mágicas. Por favor, obrigada, com lincença... com o quê?? Com licença sim. Gentileza não virou uma palavra arcaica da língua portuguesa, que eu saiba... e nem foi abolida pelo novo acordo ortográfico.
Ainda assim, o que menos vemos são essas palavras sendo usadas.
Todo dia é gente xingando deus e o mundo. A delicadeza e a educação se perderam em algum lugar. Distante, pelo jeito.
Empurra-empurra pra entrar no busão, motorista sendo xingado porque o ônibus quebrou (e a culpa é dele?), automóveis buzinando desesperados para os aprendizes de autoescola ou para os motoristas josefenses (sem ressentimento Juu!), gente se matando em brigas de trânsito, aluno agredindo professor... creeeedo!!
onde está a gentileza?
onde estão os homens que abrem a porta do carro para as mulheres?
onde estão as pessoas educadas que passam e pedem licença no meio da muvuca?
onde estão as pessoas (e alunos :p) que quando pedem algo usam o "por favor"?
onde estão os que sabem pedir desculpas quando pisam na bola ou no nosso pé mesmo?

sei de uma coisa: a utopia de querer um mundo melhor existe.
E realmente, sempre será uma utopia enquanto as gentilezas forem esquecidas.

bejomeliga.

4 comentários:

  1. Oi amiga! Adorei! Estou muito orgulhosa de ter te apoiado! Vou sempre te visitar!
    Achei o assunto muito interessante... é como estávamos discutindo! Onde está a educação desse povo? Quando a gente acha que tudo está melhorando ... ouve falar de jovens universitários espancando mulheres (porque eles achavam que eram prostitutas... e isso justifica alguma coisa? pra mim, só piora, além de loucco agressores, são preconceituosos!). Partilho da sua angustia! Será que podemos fazer algo? Além de tentar educar nosso alunos, filhos, sobrinhos? Se souber de algo, me avise! To dentro!
    beijo

    ResponderExcluir
  2. Amigaaaaaaaaa!!!
    Que lindo o teu blog!
    Olha, eu nem imagino um tema melhor pra ianugurar teu blog quanto esse... afinal, não conheço pessoa mais gentil e educada do que tu...
    Realmente, precisamos lembrar desses pequenos detalhes todos os dias, pois eles fazem toda a diferença...
    Eu voto pelo uso sem moderação das palavrinhas mágicas... elas ainda fazem parte da educação e não caíram em desuso, como pensa boa parte das pessoas "indelicadas".

    Beijoca gigante e muito sucesso sempre... principalmente na tua vida, que já é um show!

    Obrigada por tudo e parabéns pela grande ideia do tema! ;)

    ResponderExcluir
  3. Ali, por favor, podias ter colocado palhocense, né? me quebrasse pô!
    e... claro que é sem ressentimentos... a fama dos josefenses é interestadual... hahaha
    quanto a abrir a porta do carro, amiga, eu já cansei de esperar em vão... não me apareceu um!
    hehe
    Bola pra frente... aceitando currículos... =D

    ResponderExcluir