terça-feira, 26 de maio de 2009

hora de partir...

Ah, se já perdemos a noção da hora
Se juntos já jogamos tudo fora
Me conta agora como hei de partir

Começo esse post com a música do Chico. E retiro dali o partir.
Partir... esse verbo que pode significar ir embora, ou um eufemismo ( de morrer), ou ainda, o partir o coração de alguém.

O primeiro é natural. Todos vão embora em algum momento. Estamos sempre indo embora de casa, ou de algum lugar.
O segundo também é natural. Por mais que não queremos que isso aconteça. As pessoas partem fisicamente, deixando um grande vazio em nós. Hoje é minha cachorrinha. Amanhã pode ser uma pessoa amada. Devemos aceitar isso de uma maneira adequada (na medida do possível...). Assistam ao filme Antes de partir, do diretor Rob Reiner, e reflitam sobre o que podemos fazer para garantir nossa entrada no "paraíso" (digamos assim...), que segundo os egípcios 2 perguntas devem ser feitas: 1- vc teve muitas alegrias na sua vida? - 2-vc deu alegria pra vida de alguém? Não é pra ser mórbida (não!), mas só pra que possamos pensar um pouquinho.
Já o terceiro significado de partir... também é natural. Claro. A partir do momento que nos envolvemos sentimentalmente com as pessoas, estamos propensos a partir o coração de alguém. Ou alguém partir o nosso. Mas a vida é isso. Antes de partir, viva cada momento como se fosse um sonho, que vc pode acordar a qualquer hora e partir seu coração de tão bom que foi.

Viver e partir. Faz parte.

Finalizo com a mesma música...

Não, acho que estás te fazendo de tonta
Te dei meus olhos pra tomares conta
Agora conta como hei de partir.

beijodahora.

5 comentários:

  1. Aplausos!
    Muito bom garota/mulher dos cachos.
    Posso dizer que, com este pequeno embolado de palavras organizadas você partiu por dois minutos meu coração.
    Como de praxe, beijo na mão!

    ResponderExcluir
  2. hehe
    o próximo será sobre os cachos... ;)
    beijo na bochecha!

    ResponderExcluir
  3. Linda, amei o post.
    E não parta meu coração novamente hein?
    bjo

    ResponderExcluir
  4. Realmente eu não sabia que escrevias tão bem assim... És uma jornalista/poeta criativa, mas professora... Demoras para atualizar.... Faz parte...

    ResponderExcluir
  5. Bunitaaaa..
    muito legal esse post... realmente partir é algo que me "parte" o coração...
    Demorei a comentar essa postagem, e nesse meio-tempo mais uma pessoa especial partiu... e vai deixar muitas coisas por aqui: saudades, lembranças e muitas, mas muitas reflexões a respeito do que fazemos com a nossa vida... O querido Emanuel, inspetor do colégio partiu essa semana, virou um anjo (mais do que já era), no auge dos seus 21 aninhos... Essa partida marcou fundo em mim, remexeu sentimentos, provocou reflexões pesadas sobre o que tenho feito nos últimos tempos... tenho aproveitado plenamente a minha vida, esse presente tão lindo de Deus?
    Fora tudo isso, ainda tem aquela sensação horrível da despedida impessoal, mal feita... na quarta-feira quando saí do colégio após mais um dia de trabalho, lá estava ele, na porta, desejando-me boa noite e bom descanso (assim como fazem os outros inspetores ao final de mais um dia), e eu, como em todas as outras vezes, desejei-lhe boa noite e bom trabalho, certa de que o veria no dia seguinte, como sempre...
    Mas o outro dia não existiu para nos despedirmos como de fato eu teria feito se soubesse... a gente nunca sabe...
    Por isso, talvez seja piegas, mas quero me despedir de verdade das pessoas daqui pra frente... pelo menos daquelas que gosto e que me acrescentam alguma coisa...
    Já partiram muitas pessoas do meu convívio... algumas a quem amava, outras apenas conhecidas... mas ainda assim, não me acostumo com isso... queria ter todas as pessoas pra sempre...
    é isso!
    Bunita... te amo, minha amiga!!! ;)

    ResponderExcluir