domingo, 12 de julho de 2009

palavra (en)cantada

Esse é o nome do documentário que assisti hoje.
Muito bom. Para quem gosta de música e poesia...

Sem querer entrar na discussão de: letra de música é poesia ou não? ou sem querer nomear poesia musicada, quero registrar que o documentário nos faz refletir sobre a influência da música (ou poesia) em nossa vida.
Dependendo da época que estamos, ou o que vivemos durante um período, isso se reflete nas letras de música que ouvimos durante um momento. Sabemos que a intensidade da palavra "cantada" sempre implicou em realidades, sejam coletivas, como as letras escritas pelo Chico durante a ditadura, ou individuais, como as músicas que cantamos dependendo do nosso estado de espírito.
A identidade musical que assumimos nos revela aos outros... e muitas vezes, fala por nós.
Escolha suas músicas. Suas letras. Seus versos. Deixe sua vida mais musical.
Já dizia o provérbio... quem canta, seus males espanta. ;) (canta, Juuu!)

Eu escolhi as minhas... de uma professora de português!

Metáfora

Composição: Gilberto Gil - 1982

Uma lata existe para conter algo
Mas quando o poeta diz: "Lata"
Pode estar querendo dizer o incontível

Uma meta existe para ser um alvo
Mas quando o poeta diz: "Meta"
Pode estar querendo dizer o inatingível

Por isso, não se meta a exigir do poeta
Que determine o conteúdo em sua lata
Na lata do poeta tudonada cabe
Pois ao poeta cabe fazer
Com que na lata venha caber
O incabível

Deixe a meta do poeta, não discuta
Deixe a sua meta fora da disputa
Meta dentro e fora, lata absoluta
Deixe-a simplesmente metáfora

Cariocas

Composição: Adriana Calcanhoto

CARIOCAS SÃO BONITOS
CARIOCAS SÃO BACANAS
CARIOCAS SÃO SACANAS
CARIOCAS SÃO DOURADOS
CARIOCAS SÃO MODERNOS
CARIOCAS SÃO ESPERTOS
CARIOCAS SÃO DIRETOS
CARIOCAS NÃO GOSTAMDE DIAS NUBLADOS

CARIOCAS NASCEM BAMBAS
CARIOCAS NASCEM CRAQUES
CARIOCAS TÊM SOTAQUE
CARIOCAS SÃO ALEGRES
CARIOCAS SÃO ATENTOS
CARIOCAS SÃO TÃO SEXYS
CARIOCAS SÃO TÃO CLAROS
CARIOCAS NÃO GOSTAM
DE SINAL FECHADO ;)

beijocarioca.

6 comentários:

  1. poxa.. ninguém vai cantar uma música, não?

    ResponderExcluir
  2. Duas das minhas preferidas no momento

    Horizontes
    Elaine Geissler

    Composição: Flávio Bicca

    Há muito tempo que ando
    Nas ruas de um porto não muito alegre
    E que no entanto
    Me traz encantos
    E um pôr-de-sol lhe traduz em versos
    De seguir livre muitos caminhos
    Arando terras, provando vinhos
    De ter idéias de liberdade
    De ver amor em todas idades
    Nasci chorando, moinhos de vento
    Subir no bonde, descer correndo
    A boa funda de goiabeira
    Jogar bulita, pular fogueira
    Sessenta e quatro, sessenta e seis, sessenta e oito um mau tempo talvez
    Anos setenta não deu pra ti
    E nos oitenta não vou me perder por ai
    não vou me perder por ai
    não vou me perder por ai
    não vou me perder por ai

    Querência Amada
    Teixeirinha

    Composição: Teixeirinha

    Quem quiser saber quem sou
    Olha para o céu azul
    E grita junto comigo
    Viva o Rio Grande do Sul
    O lenço me identifica
    Qual a minha procedência
    Na província de São Pedro
    Padroeiro da querência

    Oh, meu Rio Grande
    De encantos mil
    Disposto a tudo
    Pelo Brasil
    Querência amada dos parreirais
    Da uva vem o vinho
    Do povo vem o carinho
    Bondade nunca é demais

    Berço de Flores da Cunha
    E de Borges de Medeiros
    Terra de Getúlio Vargas
    Presidente brasileiro
    Eu sou da mesma vertente
    Que Deus saúde me mande
    Que eu possa ver muitos anos
    O céu azul do Rio Grande

    Te quero tanto
    Torrão gaúcho
    Morrer por ti me dou o luxo
    Querência amada
    Planície e serra
    Dos braços que me puxa
    Da linda mulher gaúcha
    Beleza da minha terra

    Meu coração é pequeno
    Porque Deus me fez assim
    O Rio Grande é bem maior
    Mas cabe dentro de mim
    Sou da geração mais nova
    Poeta bem macho e guapo
    Nas minhas veias escorre
    O sangue herói de farrapo

    Deus é gaúcho
    Da espora e mango
    Foi maragato ou foi chimango
    Querência amada
    Meu céu de anil
    Este Rio Grande gigante
    Mais uma estrela brilhante
    Na bandeira do Brasil

    ResponderExcluir
  3. Digamos que não uma letra, mas um trecho:

    Fico Assim Sem Você
    [...]
    Tô louco pra te ver chegar
    Tô louco pra te ter nas mãos
    Deitar no teu abraço
    Retomar o pedaço
    Que falta no meu coração

    Eu não existo longe de você
    E a solidão é o meu pior castigo
    Eu conto as horas
    Pra poder te ver
    Mas o relógio tá de mal comigo.

    Versão da Adriana Calcanhoto, claro!!

    Isso resume minha ansiedade diante de uma espera que será de oito meses. É isso aí amiga: Tia Adri grávida de um mês (aproximadamente).
    Pode sorrir por mim!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. UAUUUUU!!!
    Parabéns tia Adri!! que alegria, amiga!!!!
    Obrigada por escrever com essa notícia tão boa!!
    adorei a música... da nova mamãe e do Fabinho!
    tô sorrindo mesmooo!!! ;)

    ResponderExcluir
  5. Noooossa!
    Adorei esse post... afinal, minha vida é uma trilha sonora... adoro, vivo, respiro música... e tenho uma para cada momento.
    Inclusive, amiga, já lembramos e cantamos muitas canções juntas, não é?
    Sei lá, às vezes estou dirigindo e toca uma música no rádio que me faz pensar: "não, tá de sacanagem né? parece que fui eu que fiz essa música... caraca!"
    E a música é assim na minha vida, surge em momentos apropriados e inusitados... mas sempre está presente.

    Então assim... lendo o comentário da Adri querida, pensei na música do Toquinho, "O filho que eu quero ter":

    "É comum a gente sonhar, eu sei, quando vem o entardecer
    Pois eu também dei de sonhar um sonho lindo de morrer
    Vejo um berço e nele eu me debruçar com o pranto a me correr
    E assim chorando acalentar o filho que eu quero ter
    Dorme, meu pequenininho, dorme que a noite já vem
    Teu pai está muito sozinho de tanto amor que ele tem..."

    Depois, pensei na minha música do momento, alguma que me viesse na mente sem parar muito tempo pra pensar, que viesse de repente, e me veio esta:

    AQUI (Ana Carolina)

    "Aqui
    Eu nunca disse que iria ser
    A pessoa certa pra você
    Mas sou eu quem te adora

    Se fico um tempo sem te procurar
    É pra saudade nos aproximar
    E eu já não vejo a hora

    Eu não consigo esconder
    Certo ou errado, eu quero ter você
    Ei, você sabe que eu não sei jogar
    Não é meu dom representar

    Não dá pra disfarçar
    Eu tento aparentar frieza mas não dá
    É como uma represa pronta pra jorrar
    Querendo iluminar
    A estrada, a casa, o quarto onde você está

    Não dá pra ocultar
    Algo preso quer sair do meu olhar
    Atravessar montanhas e te alcançar
    Tocar o seu olhar
    Te fazer me enxergar e se enxergar em mim

    Aqui
    Agora que você parece não ligar
    Que já não pensa e já não quer pensar
    Dizendo que não sente nada

    Estou lembrando menos de você
    Falta pouco pra me convencer
    Que sou a pessoa errada."

    E ainda, além desta, já que a minha vida é uma trilha sonora mesmo, lembrei da nossa musiquinha de ouvir no carro:

    VALEU (Exaltasamba)

    "Ficou mais difícil de dizer que não me quer
    Quando eu te peguei olhando pra mim.

    Com cara de desejo, cara de quem quer beijo
    Minha mente viajando só pensando em nós
    Imagine quando estivermos a sós
    Entre quatro paredes, sacia a minha sede
    Não provoca não
    Não me chame a atenção
    Eu não tenho a intenção de te magoar.

    Não, não brinque assim
    Ao chegar perto de mim
    sabe qual vai ser o fim se eu começo a te beijar
    Valeu, essa noite eu vou ser seu
    Aproveita, que eu quero me entregar.

    Valeu, só não vou te prometer
    Que vai me ver quando o dia chegar."

    E assim... músicas são bálsamos para a alma, então ouço-as diariamente e recomendo.

    Bunita, "não preciso nem dizer tudo isso que eu lhe digo, mas é muito bom saber que vc é minha amiga!"

    Beijomeligasempre!!!

    ResponderExcluir
  6. Amiga, vou deixar também a minha música preferida.
    Toda vez que ouço me faz muito bem!


    O que é o amor
    (Maria Rita)
    Composição: Arlindo Cruz/Maurição/Fred Camacho

    Se perguntar o que é o amor pra mim
    Não sei responder
    Não sei explicar
    Mas sei que o amor nasceu dentro de mim
    Me fez renascer
    Me fez despertar
    Me disseram uma vez
    Que o danado do amor
    Pode ser fatal
    Dor sem ter remédio pra curar
    Me disseram também
    Que o amor faz bem
    E que vence o mal
    E até hoje ninguém conseguiu definir
    O que é o amor

    Quando a gente ama, brilha mais que o sol
    É muita luz
    É emoção
    O amor
    Quando a gente ama, é um clarão do luar
    Que vem abençoar
    O nosso amor

    ResponderExcluir