domingo, 2 de agosto de 2009

Substantivo abstrato

Como professora preciso dar definições das nomenclaturas da nossa língua portuguesa.
Confesso que não é tão fácil como parece... Posso definir os substantivos como palavras que nomeiam objetos, animais, sentimentos...
Mas como posso definir um substantivo abstrato? Já pararam para pensar nessa função do professor?
Muito abstrato... e, segundo o dicionário, é algo que vem da abstração (ajudou muito...), que expressa qualidade, abstraído dos seres a que pertence (melhorou muito, agora!)... Já o livro diz que o substantivo abstrato nomeia sentimentos, sensações, estados; e que depende da EXISTÊNCIA de outro ser para poder existir = exemplo: amor, solidão...

PARA TUDO! A melhor forma que vejo para tentar explicar o substantivo abstrato (tava matutando pra fazer isso...) é usando o exemplo da palavra AMOR. Pergunto a meus alunos por quem eles têm amor. Depois, pergunto se eles podem medir o tamanho desse Amor.
A maioria (os que não são engraçadinhos...) dizem que não. Que não conseguem medi-lo.
Nessa hora faço a associação com o substantivo... ou seja, mostro que é uma palavra que não podemos medir, nem explicar, apenas sentimos. Isso é ser abstrato. (Na minha concepção. Desculpem-me os artistas do abstracionismo, ok?) E claro, precisamos muuuuito dos outros para poder sentir essa abstração toda.

No mundo tão competitivo de hoje é difícil colocar essa palavra, sem explicação, em prática. Mas tente senti-la pela pessoa que está com fome na rua. Ou por aquele que lhe deu uma fechada no trânsito. Ou por aquele que vc acredita ser seu arqui-inimigo. Pense nisso.

"Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiracão, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação." Madre Teresa de Calcutá

Pense nisso também.

beijocamorosa.

2 comentários:

  1. Aliii!!!

    Adorei essa definição para substantivos abstratos... realmente, amor não se mede...
    Essa frase me trouxe à lembrança duas músicas, a primeira do "cidade negra", que diz assim: "amor que não se pede, amor que não se mede, que não se repete"; a outra do "roberto carlos" que diz que "a medida do amor é o amor sem medida".

    Tenho refletido muito sobre este tema, afinal não se encontra um amor da noite para o dia; sou testemunha do quão é difícil encontrar o amor verdadeiro e ser correspondido e imaginar uma vida inteira ao lado da pessoa... em nossos dias o amor tem se confundido com outros sentimentos e isso torna ainda mais difícil reconhecê-lo quando o encontramos... entretanto amo tanto as minhas amigas queridas, a minha família... e esse amor é tão verdadeiro, e puro, e imenso, o que me leva a concluir que eu sei o que é amor, e na hora em que ele acontecer em minha vida eu vou saber e vou, enfim, amar plenamente - não só amigos e familiares - mas àquele que se apresentará "na medida certa" do meu coração.
    e é isso... jamais perderei as esperanças... hehe

    beijocarinhoso!

    ResponderExcluir