sexta-feira, 3 de abril de 2009

ler

Fiquei boba. Quando peço para meus alunos escolherem um livro eles sempre perguntam quantas páginas ele deve ter. Agora ler tem de ser limitado pelo número de páginas... e ainda pior...eu que tenho de limitar! E limitar o pensamento deles!
o que se busca na leitura? prazer, eu diria. E vc limita o seu prazer? Bom, agora tenho de ter 20 (? páginas?) de prazer. Isso não me soa bem. Não mesmo.
O hábito de ler não deve ser limitado, assim como o prazer também não. Lemos tudo o que vemos pela frente, desde placas de lojas, anúncios estampados pelos postes, outdoors, quadrinhos, capas de jornais e muito mais. Todas essas leituras já viraram hábito para nós. O leitor, portanto, não se dá conta disso, porque já é automático. Mas pegar um livro, com "trocentas" páginas, pode parecer um desafio muito grande (porém, acredito que não é!). E esse desafio poderia ser encarado como algo prazeroso, como visualizar sua história em cada página de um livro, todo dia... e se imaginar dentro do enredo... assim fica bem mais divertido.
Um exemplo de leitura que dou é da febre dos livros da série Crepúsculo (Twilight - Stephenie Meyer)... ai que maravilha! uma coleção de livros para qualquer adolescente se apaixonar (voltei à adolescência, então!) e mergulhar na narrativa, querendo ser a Bella... querendo encontrar um Edward (aquele vampiro MARA e ultrarromântico - reforma ortográfica! - )...
Outro exemplo é de um livro (mais acadêmico, digamos assim) que li porque um professor meu disse que não podíamos morrer sem deixar de lê-lo (outro assunto que daria um post: a influência da opinião dos outros...): O castelo dos destinos Cruzados - Italo Calvino. Embora eu realmente tenha adorado o livro. A narrativa se passa em uma casa na qual as pessoas entram e ficam mudas. E o único jeito de se comunicarem é através de cartas de tarô. Loucura! porque cada personagem vai contando sua história através da carta e os outros vão interpretando do jeito que querem! Eu recomendo. E poderia recomendar vários outros títulos aqui. Mas a intenção é: leiam. E por prazer. E porque faz bem.
Pronto. acho que não posso morrer ainda, professor. Tá: já li o livro, já plantei uma árvore, já escrevi um livrinho, mas ainda não tive um filho. hehehehe

bejonacuca.

7 comentários:

  1. Aliiiii!!!
    que tema maravilhoso!
    realmente, estamos tão acostumadas com a frase: tem quantas páginas? ou ainda: é muito grosso? que é algo que nos martela a caixola, já que adoramos ler e adoramos escolher os livros que lemos pelo tema de que tratam e não pela sua espessura...
    é impressionante a força que vem ganhando a "desculturalização da leitura"... o incentivo tem sido cada vez maior por parte dos professores, porém os alunos veem isso como uma tarefa chata a cumprir, não como algo prazeroso...
    é triste, muito triste nessas horas ser professora de português... me sinto a mais chata de todas quando após uma calorosa recomendação de um livro e ainda com os olhos brilhando ouço dos meus alunos as perguntinhas de sempre sobre o número de páginas, ou pior ainda, quando dizem não saber por que escolhi português em detrimento a outras disciplinas, quando minha escolha me leva a ler, ler a vida inteira... porém logo depois eu lembro que escolhi português e nenhuma outra disciplina porque amo ler e porque sempre quis ter que ler para o resto da minha vida... e ao lembrar disso, o brilho no olhar se recupera e ganha forças pra continuar a árdua e desvalorizada caminhada.

    bejunucoração!

    "te amo pra sempre
    te amo demais..." ♪♪

    ResponderExcluir
  2. Querida Aline!
    Primeiro gostaria de deixar registrado que achei muito bacana a sua iniciativa de escrever um blog, bem como elogiar-te pela escolha dos temas tão pertinentes aos nossos dias (gentilezas, tempo..., ler).
    Adorei todos e compartilho de muitos de seus pensamentos. Além disso, buscando acrescentar um ponto a mais ao pensamento sobre a leitura, me pergunto como pode aquelas crianças que chegam com tanta disposição á escola para aprenderem a ler, depois de passados não mais que alguns anos, se desinteressarem tanto por esse ato tão prazeroso? Me pergunto... Onde nós professores erramos??? Entendo que a escola não é a única responsável por aguçar esse prazer, a família sem dúvida tem aí nesse processo, um papel importantíssimo, que infelizmente nos últimos anos vem sendo tomado (deixado?)pelos meios de comunicação de massa (televisão, computador...)Contudo, penso que a escola apesar de todas as limitações ou possibilidades que os tempos modernos nos impõe, está falhando em algum ou muitos momentos de sua trajetória. Afinal, não é possível que não estejamos conseguindo com a grande maioria de nossos alunos, atingir o principal objetivo de nossas escolas: Fazer com que nossos alunos LEIAM e ESCREVAM com autonomia.
    O que fazer? Onde podemos encontrar a resposta? Talvez, penso eu, ela esteja dentro de cada um de nós, ou seja, na maneira como nós nos comprometemos com nossa grande tarefa de ensinar/letrar.
    Um forte abraço amiga e obrigada pela disponibilidade de um espaço para reflexão.
    Beijos
    Carol

    ResponderExcluir
  3. Olá, bem-vinda ao mundo dos blogueiros, mundo útil isso sim! Gostei do post, se todos lessem mais, escreveriam melhor e seriam ( pena que não acreditam nisso) mais felizes!
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Obaaaaaaa, minha prima amada também tem um blog. Amei!!! Bom, sobre seu post: ler deveria ser hábito e prazer, infelizmente não é. Não é por falta de interesse, por falta de costume, por falta de grana (tá caro comprar livro também né?), mas principalmente por falta de vontade política e incentivo. O brasileiro prefere ficar na frente da tv, vendo bbb ou futebol, do que ler um livro interessante. Sobre o que você comentou sobre o número de páginas, na minha época de escola eu ouvia muito isso, os colegas só pegavam o livro que tivesse poucas páginas. Triste saber que a coisa continua. Beijão grande prima. E visita meu blog também... www.achadoseperdidosescritos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Meninas!
    adorei os comentários!
    e realmente, prima... livros são caros de comprar! infelizmente!
    beijocas a todas!

    ResponderExcluir
  6. Que bom achar teu blog. É o João Luiz, para quem tu deu aula no CEFET, namorado da Tati (ex, mas é válido pra ti se lembrar).

    Esse poster foi selecionado pra mim, que tanto amo os livros ( e que ainda escreverei vários). Como é triste ver o pouco valor que as pessoas dão para a literatura (não só os jovens, mas o adultos também). Pena que não se lançam nessa aventura que é viver uma linda história de amor, onde esse sentimento perdura por meio século (como em O Amor nos Tempos do Cólera), ou conhecer seres sedentos por sangue (como nos livros do andré vianco) ou ficar sabendo da lametável postura da nossa polícia (Rota 66, do Caco Barcelos) ou... Poderia citar aqui vários livros. Porém ainda tenho esperança que os brasileiros um dia deem o devido valor a essa bela arte, que é criar mundo ou nos mostrar o nosso.

    Aline, P-A-S-S-E-I no vestiba \o/
    Pra jornalismo.

    ResponderExcluir
  7. oi Joãooo!!
    claro que lembro de ti!!
    parabéns, calouro!! ;) que orgulho!!
    adorei o comentário! e continue lendo bastante! serás um ótimo jornalista!
    beijo, querido! e sucesso!

    ResponderExcluir